Benestare



Indicação

Para que serve?

Benestare é indicado no tratamento da prisão de ventre ou diarreia, causadas por prisão de ventre crônica, diverticulose ou síndrome do intestino irritável, em adultos e crianças com mais de 12 anos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Benestare está contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com dor abdominal, suspeita de obstrução em qualquer parte do tubo digestivo, pacientes com historial de alergias e para pacientes com alergia à Policarbofila cálcica ou a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar?

Tratamento da prisão de ventre

  • Geralmente, a dose recomendada para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 12 em 12 horas, durante ou após as refeições.

Tratamento da diarreia

  • Geralmente, a dose recomendada para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 2 comprimidos administrados 4 vezes por dia, de acordo com a necessidade e nunca excedendo a dose máxima de 12 comprimidos por dia.

Os comprimidos de Benestare devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar e juntamente com um copo de água com aproximadamente 200 ml.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Benestare podem incluir sensação de estômago cheio, náusea, vômito, cólicas abdominais leves, barriga inchada e gases.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Benestare, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver dor abdominal, náusea, vômito ou alguma alteração repentina no hábito intestinal de causas desconhecidas, tiver sangramento retal ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Tal como outros remédios laxantes, Benestare pode interferir na absorção de outros medicamentos, sendo por isso recomendado tome Benestare pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois, de tomar outros remédios.

O uso de Benestare não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, que inclua a ingestão de muita água, dieta apropriada e prática de exercício físico regular.

O tratamento com Benestare​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Benestare​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Benestare por cada comprimido contém:

Policarbofila cálcica ____________________________ 625 mg

- Equivalente a 500 mg de Policarbofila

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, carbômer, croscarmelose sódica, beenato de glicerila, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, dióxido de titânio, macrogol, hipromelose e polissorbato 80).

Farmacocinética

Como funciona?

Benestare tem na sua composição Policarbofila cálcica, uma substância que aumenta a absorção da água no intestino. Assim, a Policarbofila cálcica é capaz de alterar a consistência das fezes, tornando-as mais hidratadas em casos de prisão de ventre, ou mais consistentes em casos de diarreia.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Benestare, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Benestare nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Benestare não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como micofenolato de mofetila e antibióticos como tetraciclina ou ciprofloxacino.

Benestare ajuda a emagrecer?

Não, Benestare não deve ser usado para emagrecer, pois é um medicamento que apenas deve ser utilizado sob indicação médica, no tratamento da prisão de ventre ou da diarreia.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

O genérico de Benestare é a Policarbofila cálcica, e outros medicamentos para o tratamento da prisão de ventre ou da diarreia podem ser Agiolax, Imodium, Dulcolax ou Muvinor.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0181.0568
Farm. Resp.: Dra. Conceição Regina Olmos

< Benerva < Benestare > Benicar >
publicidade