Azitromicina Suspensão



Indicação

Para que serve?

Azitromicina suspensão é indicado para o tratamento de infecções causadas por organismo sensíveis, como infecções no trato respiratório como bronquite, pneumonia, faringite, tonsilite e sinusite, no tratamento de infecções na pele e nos tecidos moles, otite média aguda, doenças sexualmente transmissíveis não complicadas causadas por clamídia e no tratamento da gonorreia, em adultos e crianças.

Farmacocinética

Como funciona?

Azitromicina suspensão é um antibiótico eficaz contra bactérias sensíveis à Azitromicina. A Azitromicina age inibindo a síntese de proteínas em bactérias, o que leve à sua eliminação.

Posologia

Como usar?

Adultos

  • Geralmente, a dose recomendada para adultos varia entre 1000 e os 1500 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Crianças

  • Geralmente, a dose máxima recomendada para crianças varia entre os 600 e os 1500 mg por dia, de acordo com indicação médica.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Azitromicina suspensão devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do problema a tratar, da gravidade e da resposta de cada paciente ao tratamento.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Azitromicina suspensão podem incluir náusea, vômito, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal e dor, cólica, flatulência, reações de alergia como vermelhidão, urticária, inchaço ou coceira, sensibilidade à luz solar, inflamação no pâncreas, palpitações, arritmias, má digestão, dificuldade em evacuar, dor de cabeça, hiperatividade, sonolência ou desmaio.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Azitromicina suspensão está contraindicado para pacientes em tratamento com derivados do ergô e para pacientes com alergia à azitromicina, à eritromicina, a outros antibióticos da mesma classe, ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Azitromicina suspensão, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver disfunção do figado, doenças ou problemas graves nos rins, diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Azitromicina suspensão deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Azitromicina suspensão​ nãp deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Azitromicina suspensão​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Azitromicina suspensão 600 mg por cada 5 ml de suspensão oral reconstituída contém:

Azitromicina di-hidratada _____________________ 209,64 mg
- Equivalente a 200 mg de azitromicina base
Veículo ________________________________________ 5 ml

(Excipientes: laurilsulfato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, aroma de cereja líquido, aroma de banana líquido, aroma de baunilha líquido, hietelose, goma xantana, metabissulfito de sódio, fosfato de sódio tribásico, sacarose e água purificada).

Azitromicina suspensão 900 mg por cada 5 ml de suspensão oral reconstituída contém:

Azitromicina di-hidratada _____________________ 209,64 mg
- Equivalente a 200 mg de azitromicina base
Veículo ________________________________________ 5 ml

(Excipientes: laurilsulfato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, aroma de cereja líquido, aroma de banana líquido, aroma de baunilha líquido, hietelose, goma xantana, metabissulfito de sódio, fosfato de sódio tribásico, sacarose e água purificada).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Azitromicina Suspensão, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Interações Medicamentosas

Azitromicina suspensão não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como antiácidos, Digoxina, Zidovudina, Ergô, anticoagulantes orais cumarínicos, Ciclosporina, Nelfinavir, Rifabutina ou Terfenadina.

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

- SAC: 0800 709 9333 

Dizeres Legais:

Ms: 1.2568.0185
Farm. Resp.: Dr. Luiz Donaduzzi

< Azitromicina < Azitromicina Suspensão > Azitroxil >
publicidade