Atorvastatina

Atualizado em: Fevereiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

A atorvastatina é indicada para o tratamento do colesterol alto quando a resposta à dieta e outras medidas não surtirem efeito.

Atorvastatina cálcica é indicada para prevenção da síndrome coronária aguda e na prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes com pressão alta, diabetes, HDL baixo ou história familiar de doença cardíaca precoce e fumantes, reduzindo assim o risco de complicações como: infarto do miocárdio não fatal, de derrame fatal e não fatal, de procedimentos de para desobstrução das artérias, de hospitalização por insuficiência cardíaca congestiva e de angina.

Posologia

Como usar?

Este medicamento deve ser usado mediante prescrição médica e a dose pode variar de 10 a 80 mg em dose única diária, usada a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora sejam raros, os efeitos colaterais mais frequentes que podem ser associados ao tratamento com atorvastatina são mal-estar, febre, hiperglicemia, aumento de peso, dor de garganta, sangramento nasal, náusea, diarreia, má digestão, flatulência, desconforto abdominal, gases no estômago, dor nas articulações, dor nas extremidades, dor músculo-esquelética, espasmos musculares, dor muscular, inchaço da articulação, cansaço, dor cervical, destruição das células musculares e dor nas costas.

Além disso, também podem ocorrer alterações nas funções do fígado, aumento da creatina fosfoquinase sanguínea, visão turva, zumbido no ouvido, hepatite, colestase, alergia da pele, síndrome de Stevens-Johnson, descamação grave da camada superior da pele, eritema multiforme, erupção cutânea bolhosa e trombocitopenia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Atorvastatina cálcica é contraindicada em pessoas que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das enzimas do fígado.

Além disso, este medicamento também é contraindicado durante a gravidez ou lactação e para menores de 10 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deve ser usado com cuidado em pessoas com maior risco de alterações da função do fígado ou com AVC hemorrágico.

Se surgir dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre deve-se ir imediatamente ao médico.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico.

A ação de atorvastatina cálcica se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento da absorção e destruição de frações prejudiciais do colesterol.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de superdosagem, a pessoa deve receber tratamento sintomático e devem ser instituídas medidas de suporte, conforme a necessidade.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso haja esquecimento de algum comprimido, este deve ser tomado assim que for lembrado, a não ser que tenham passado mais de 12 horas.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Composição

Atorvastatina cálcica 10 mg

Cada comprimido revestido de 10 mg contém:

Atorvastatina_________________________________10 mg

Excipientes q.s.p_________________1 comprimido revestido

Atorvastatina cálcica 20 mg

Cada comprimido revestido de 20 mg contém:

Atorvastatina_________________________________20 mg

Excipientes q.s.p_________________1 comprimido revestido

Atorvastatina cálcica 40 mg

Cada comprimido revestido de 40 mg contém:

Atorvastatina_________________________________40 mg

Excipientes q.s.p_________________1 comprimido revestido

Atorvastatina cálcica 80 mg

Cada comprimido revestido de 80 mg contém:

Atorvastatina_________________________________80 mg

Excipientes q.s.p_________________1 comprimido revestido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, crospovidona, dióxido de silício, butilidroxitolueno, estearil fumarato de sódio, hipromelose + macrogol, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, lecitina de soja, goma xantana, álcool etílico, água purificada).

Laboratório

Nova Química farmaceutica LTDA

Dizeres Legais:

MS nº. 1.2675.0133
Farmacêutica Responsável: Ana Paula Cross Neumann CRF-SP n° 33.512

< Atlansil < Atorvastatina > Atrovent >
publicidade