Aspirina
Indicação
Para que serve?
Indicado para aliviar vários tipos de dor, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas ou dor da artrite.
Além disso, também pode ser usada para aliviar os sintomas associados a febre nos resfriados e gripe.
Posologia
Como usar?
A dosagem e duração do tratamento devem ser sempre indicados pelo médico, sendo normalmente:
- Crianças a partir dos 12 anos: 1 comprimido, se necessário repetido a cada 4 a 8 horas. Não se deve administrar mais de 3 comprimidos por dia.
- Adultos: recomendam-se 1 a 2 comprimidos, se necessário repetidos a cada 4 a 8 horas. Evitando tomar mais de 8 comprimidos por dia.
Deve-se tomar após as refeições, nunca com estômago vazio.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Os efeitos colaterais são dor de estômago, náuseas, vômitos ou diarreia, sangramentos, aumento da acidez no estômago, zumbido no ouvido, tontura ou reações de alergia na pele, como vermelhidão, coceira e inchaço na pele.
Contraindicações
Quando não devo usar?
É contraindicada em crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas que se encontrem no último trimestre de gravidez, pacientes com historial de crise de asma, úlceras no estômago ou intestino, problemas de coagulação sanguínea ou pacientes com tendência para sangramentos ou que formam hematomas com facilidade.
Saiba porque a aspirina deve ser evitada nestes casos.
Também não deve ser usado em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Aspirina tem na sua composição Ácido Acetilsalicílico, um composto com propriedades antitérmicas, analgésicas e anti-inflamatórias, capaz de proporcionar o alivio da febre, dor e inflamação. O ácido acetilsalicílico é um composto que inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor, as prostaglandinas, reduzindo desta forma a susceptibilidade à dor, sendo utilizado para o alivio dos sintomas causados por diversas doenças, como artrite, gripes ou resfriados.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Existe o risco de sofrer uma crise de asma durante o tratamento, especialmente em pessoas que sofrem de asma, de rinite alérgica, de pólipos nasais ou de doenças crônicas do trato respiratório, principalmente se acompanhadas de sintomas de rinite alérgica sazonal, ou pacientes que sejam alérgicos a qualquer tipo de analgésico, antiinflamatório ou antireumático.
O uso prolongado deste medicamento pode ainda causar problemas nos rins.
Aspirina aborta?
Sim, o uso de aspirina é contraindicado em mulheres grávidas uma vez que aumenta o risco de aborto.
Aspirina afina o sangue?
Sim, aspirina é utilizada como anticoagulante, ajudando a tornar o sangue mais fino. Por essa razão, pessoas com problemas de coagulação sanguínea ou pacientes com tendência para sangramentos devem evitar o seu uso.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva deste medicamento, podem surgir sintomas como tonturas e zumbidos do ouvido, devendo-se consultar de imediato o médico.
Composição
Cada comprimido contém:
Ácido acetilsalicílico ___________________________ 500 mg
Excipientes ______________________________ comprimidos
(Excipientes: bicarbonato de sódio, ácido cítrico e aroma).
Laboratório
Bayer S.A.
- SAC 0800 7021241