Anafranil

publicidade

Indicação

Para que serve?

Anafranil 25 mg e Anafranil SR 75 mg são indicados para o tratamento da depressão, distúrbios do humor, obsessões, estados de pânico, fobias e no tratamento de condições de dor crônica e fraqueza muscular associados a ataques de sonolência excessiva, em adultos e crianças com mais de 5 anos.

Além disso, este remédio também pode ser usado no tratamento da ejaculação precoce, em homens adultos.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Anafranil e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois dependem do problema a tratar, da gravidade dos sintomas manifestados e da resposta individual de cada pessoa ao tratamento.

Geralmente, a dose recomendada de Anafranil pode variar de 10 a 150 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Anafranil podem ser partidos ao meio, mas devem ser engolidos sem mastigar e com um copo de água.

Veja quais as estratégias que pode usar para não esquecer de tomar o remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Anafranil podem incluir sonolência, cansaço, tontura, agitação, aumento do apetite, boca seca, prisão de ventre, visão embaçada, tremores, dores de cabeça, náusea, transpiração excessiva, aumento de peso ou dificuldades sexuais.

No início do tratamento, este medicamento pode causar o aumento da ansiedade, mas este efeito geralmente desaparece em duas semanas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Anafranil está contraindicado para pacientes com historial de doenças ou problemas de coração, que estejam a usar outros medicamento para o tratamento da depressão, como inibidores da monoamino oxidase, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou inibidores da recaptação noradrenérgica e de serotonina e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Clomipramina ou a outros componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Anafranil, a pessoa deve falar com o médico caso tenha mais de 65 anos, esteja grávida ou amamentando, tenha pensamentos de suicídio, crises convulsivas, batimentos do coração irregulares ou outros problemas do coração, esquizofrenia ou outros problemas mentais, glaucoma, doenças ou problemas de fígado ou rins, doença no sangue, dificuldades em urinar, glândula da tireoide hiperativa, prisão de ventre persistente, tiver tendência para desmaiar facilmente ou para ingerir diariamente álcool, alterou recentemente os seus hábitos de fumar, se tiver algum problema grave de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Além disso, caso ocorram sintomas como irritação dos olhos, boca seca, ansiedade incomum, intranquilidade, problemas de sono, irritabilidade, agressividade, excitação exagerada, piora da depressão ou pensamento sobre suicídio, deve-se consultar o médico logo que possível.

Durante o tratamento com Anafranil​ deve-se tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar sonolência, diminuição da atenção ou visão embaçada.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Anafranil é um medicamento que tem na sua composição Cloridrato de Clomipramina, um composto que pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos tricíclicos.

Acredita-se que esta substância atue estimulando a produção natural de mensageiros químicos como a Noradrenalina e a Serotonina. Além disso, acredita-se também que possa fazer com que os efeitos destas substâncias no organismo durem mais tempo, aumentando a sensação de bem estar e prazer, sendo por isso utilizado no tratamento de diversas condições ou doenças psicológicas, onde a produção destas substâncias está geralmente afetada ou diminuída.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Anafranil​, deve-se ir imediatamente ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Alguns dos efeitos mais comuns que podem ocorrer após a toma excessiva de Anafranil​ podem incluir tontura grave, dificuldade de concentração, batimentos do coração irregulares, irritabilidade e agitação, falta de coordenação muscular, rigidez muscular, dificuldade em respirar, ataques, vômito ou febre.

Anafranil pode dar sono?

Sim, Anafranil pode dar sono, pois a sonolência é um dos efeitos colaterais mais comuns dos Antidepressivos.

Anafranil engorda?

Um dos efeitos colaterais de Anafranil é o aumento do apetite e aumento do peso, por isso, é provável que algumas pessoas engordem durante o tratamento com anafranil.

Composição

Anafranil SR​ 75 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Clomipramina _____________________ 75 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, estearato de cálcio, copolímero do ácido metacrílico, hipromelose, óleo de rícino polietoxilado, óxido férrico vermelho, dióxido de titânio, talco).

Anafranil 25 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Clomipramina _____________________ 25 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: ácido esteárico, dióxido de silício, amido, hipromelose, celulose microcristalina, dióxido de titânio, estearato de magnésio, glicerol, lactose monoidratada, óxido férrico amarelo, macrogol, povidona, copovidona, sacarose, talco e palmitato de cetila).

Interações Medicamentosas

O Anafranil não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos usados para controlar a pressão arterial ou a função cardíaca, outros antidepressivos, sedativos, tranquilizantes, anticonvulsivantes, antiepilépticos, anticoagulantes, medicamentos usados para tratar asma ou alergias, medicamentos para a doença de Parkinson, preparações para tireoide, medicamentos usados para tratar úlceras ou azia como cimetidina, terbinafina usado oralmente para tratar infecções fúngicas da pele, cabelo ou unhas, medicamentos para o transtorno de deficit de atenção ou hiperatividade como metilfenidato, contraceptivos orais, estrogêneos, diuréticos, medicamentos utilizados para reduzir a gordura no sangue, toranja, suco de toranja ou arando ou suco de arando.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: - Telf. 1-888-669-6682

Dizeres legais:

MS - 1.0068.0061 | Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer - CRF-SP 18.150

< Anador < Anafranil > Anatensol >
publicidade