Amplavit

Atualizado em: Janeiro 2018


publicidade

Indicação

Para que serve?

Amplavit é um polivitamínico indicado como estimulante do apetite durante o crescimento e desenvolvimento, esforços físicos e intelectuais, doenças infecciosas e parasitarias, regimes dietéticos especiais, estados carenciais por distúrbios metabólicos, convalescença e casos de pre ou pós-operatório, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 1 a 2 drágeas, administradas ás refeições ou de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Amplavit podem incluir hipervitaminose A e D e problemas ou doença nos rins, insuficiência renal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Amplavit está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Amplavit está também contraindicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Amplavit é um medicamento que tem na sua composição vitaminas e sais minerais essenciais, necessários para o bom funcionamento do organismo. Amplavit restitui ao organismo o teor vitamínico necessário durante situações especiais ou de stress, como crescimento, desenvolvimento, esforços físicos, estados carenciais, convalescença ou doença infecciosa.

A Vitamina A é uma vitamina lipossolúvel essencial para o bom funcionamento da retina, que auxilia na adaptação da visão ao escuro. É necessária também durante o crescimento ósseo, função testicular e ovariana, desenvolvimento embrionário, regulação e diferenciação do tecido epitelial.

A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel essencial para a absorção e utilização do cálcio, fósforo e calcificação normal dos ossos.

A Vitamina C é necessária para a formação do colágeno, renovação de tecidos e está envolvida em reações de oxidação-redução. Participa do metabolismo do ácido fólico, histamina, norepinefrina, fenilalanina, tirosina, ferro, alguns sistemas enzimáticos de bio-transformação de medicamentos, na utilização de carboidratos, síntese de lipídios, proteínas e carnitina, na função imune, hidroxilação da serotonina e na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.

A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, que atua como antioxidante, em conjunto com o selênio, protegendo os ácidos graxos poli-insaturados das membranas e de outras estruturas celulares do ataque de radicais livres. Protege as hemácias contra a hemólise e pode agir como co-fator em alguns sistemas enzimáticos.

A Vitamina B1 é uma vitamina hidrossolúvel, que juntamente com as moléculas de ATP atua como coenzima na descarboxilação de a-cetoácidos, sendo também essencial no metabolismo de carboidratos.

A Vitamina B2 é uma vitamina hidrossolúvel, que pode ser convertida em duas coenzimas, FMN e FAD, necessárias para a respiração celular. Além disso, é também necessária na ativação da piridoxina, conversão do triptofano em niacina e na manutenção da integridade do eritrócito.

A itamina B6 é uma coenzima que participa em várias funções metabólicas relacionadas com a utilização de proteínas, carboidratos e lipídios. Está também envolvida na conversão de triptofano em niacina ou serotonina e desaminação, descarboxilação, transaminação e transsulfuração de aminoácidos. Além disso, está também envolvida no metabolismo dos carboidratos, sendo responsável pela quebra das ligações do glicogênio e participa também da síntese do GABA no Sistema Nervoso Central.

A Nicotinamida é uma componente das moléculas de NAD e NADP, necessárias para a respiração tecidual, glicogenólise e metabolismo de lipídios, aminoácidos, proteínas e purina. Além disso, atua como anti-hiperlipidêmico, diminuindo as concentrações plasmáticas de colesterol e triglicérides no sangue.

O Pantotenato de cálcio é um precursor da coenzima A, importante no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Este percursor participa em várias funções metabólicas, incluindo na síntese de esteróides, porfirinas, acetilcolina e outras substâncias, sendo também necessário no funcionamento normal do epitélio.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Amplavit, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando ou se tiver doenças ou problemas graves nos rins.

Amplavit é um medicamento que pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais, sendo que antes de realizar qualquer exame deve informar o seu médico de que se encontra em tratamento com Amplavit.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem acidental​ com Amplavit​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Porém, a superdosagem com vitaminas e sais minerais é pouco provavel.

Composição

Amplavit por cada drágea contém:

Acetato de Retinol - Vitamina A _________________ 1250 UI

Colecalciferol - Vitamina D ______________________ 150 UI

Ácido Ascórbico - Vitamina C ____________________ 15 mg

Acetato de Tocoferol - Vitamina E ______________ 0,75 mg

Mononitrato de Tiamina - Vitamina B1 ___________ 0,50 mg

Riboflavina - Vitamina B2 _____________________ 0,75 mg

Cloridrato de Piridoxina - Vitamina B6 ___________ 0,50 mg

Nicotinamida __________________________________ 5 mg

Pantotenato de Cálcio ___________________________ 5 mg

Excipientes ________________________________ 1 drágea

Interações Medicamentosas

Amplavit não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, Levodopa, Etretinato, Hidróxido de Alumínio, Anticoagulantes Cumarínicos ou Indandiônicos, Colestiramina, Óleo mineral, Neomicina oral, Colestipol, Probenecida, Calcitonina, Glicósidos Digitálicos ou com Deferoxamina.

Amplavit é bom para o cabelo?

Sim, Amplavit pode ser bom para o cabelo, quando indicado pelo dermatologista, pois tem na sua composição grande quantidade de Vitamina A, uma vitamina que responsável pela manutenção de um cabelo saudável.

Laboratório

Lab. Honorterápica Ltda.

Outros suplementos vitamínicos, além de Amplavit, podem ser Centrum, Adeforte ou Forten.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0348.0031

Farm. Resp.: Dr.ª Elizabeth Okumura Ono

publicidade