Alopurinol



Indicação

Para que serve?

Alopurinol é indicado para prevenir crises de gota e outras doenças associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, incluindo pedras nos rins e certos tipos de doenças renais.

Posologia

Como usar?

No caso de adultos e crianças com mais de 10 anos, a dose inicial recomendada é de 100 mg por dia. A dose deve ser aumentada apenas se a redução de ácido úrico não for satisfatória. O seguinte esquema de dosagem pode ser recomendado:

  • Alterações leves: 100 mg a 200 mg diários;
  • Alterações moderadas: 300 mg a 600 mg por dia;
  • Alterações graves: 700 mg a 900 mg diários.

No caso de menores de 15 anos, a dose recomendada é 10 a 20 mg/kg de peso por dia, até um máximo de 400 mg.

O uso em crianças é raramente indicado, exceto em condições malignas, especialmente leucemia e certas disfunções enzimáticas, como a Síndrome de Lesch-Nyhan.

No caso de existir insuficiência renal, a dose e posologia precisa ser ajustada por indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns são alergia, náuseas, vômitos, problemas de rins e aparecimento de borbulhas contendo pus ou escamas na pele. Podem surgir também alterações nos valores do exame de sangue, febre, dor de cabeça, tonturas, dificuldade nos movimentos, sonolência, visão embaçada, catarata, infertilidade, impotência, queda de cabelo ou diabetes.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado em mulheres grávidas ou durante a amamentação e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Alopurinol atua na redução da produção de ácido úrico no corpo, contribuindo para a diminuição dos problemas associados ao seu acúmulo, como aparecimento de gota.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O uso de alopurinol deve ser interromido imediatamente quando surgem erupções na pele ou outra evidência de alergia ao remédio.

No caso de existir insuficiência hepática, insuficiência renal, tratamento para pressão alta ou insuficiência cardíaca, o médico deve ser informado de forma a verificar possíveis interações.

O tratamento não deve ser iniciado até que a crise de gota tenha terminado completamente, pois pode desencadear novas crises. Caso ocorra um ataque agudo de gota em pacientes recebendo alopurinol, o tratamento deve ser mantido com a mesma dose e o ataque agudo deve ser tratado com um anti-inflamatório adequado.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão superior à indicada, pode surgir enjoo, vômito intenso, diarreia e tonturas constantes, devendo-se consultar o médico imediatamente.

Composição

Cada comprimido contém:

Alopurinol _________________________ 100 mg ou 300 mg
Excipiente q.s.p. _______________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica, estearato de magnésio).

Laboratório

Sandoz do Brasil Indústrias Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 4009192

Dizeres Legais

Alopurinol MS - 1.0181.0569 | Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa

< Alomide < Alopurinol > Aloxidil >
publicidade