Allurene

publicidade

Indicação

Para que serve?

Allurene é um hormônio indicado para o tratamento da endometriose, no alivio de sintomas como dor pélvica e sangramentos menstruais dolorosos, em mulheres.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Allurene é de 1 comprimido por dia, administrado de preferência sempre à mesma hora do dia e juntamente com um pouco de líquido.
A toma de Allurene pode ser iniciada em qualquer dia do ciclo menstrual e ao término de uma cartela, outra deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalo de pausa.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Allurene podem incluir aumento de peso, humor deprimido, problemas em adormecer, nervosismo, diminuição do desejo sexual, alterações de humor, dor de cabeça ou enxaqueca, náusea, dor abdominal, gases, barriga inchada, vômito, acne, perda de cabelo, dor nas costas, desconforto nas mamas, sangramento vaginal ou uterino, gotejamento, fraqueza, cansaço extremo ou irritabilidade.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Allurene está contraindicado, pacientes com coágulos sanguíneos, doenças ou problemas no coração e artérias, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, doença ou problemas no fígado, sangramento vaginal, historial de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais como câncer de mama ou dos órgãos genitais e para pacientes com alergia ao dienogeste ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Allurene é um medicamento que tem na sua composição o hormônio dienogeste, um hormônio que age diminuindo a produção e a ação do hormônio Estradiol. Desta forma, Allurene diminui a ação do Estradiol no endométrio, levando à redução da produção de células do tecido afetado pela a endometriose.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Allurene​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender utilizar em crianças com menos de 18 anos de idade, tiver historial ou historial familiar de trombose, tromboembolismo, fumar, tiver excesso de peso, historial familiar de câncer da mama, depressão, pressão arterial alta, doença do fígado, diabetes ou se teve diabetes temporariamente durante gravidez, tiver cloasma, gravidez ectópica, se tiver a função das trompas de falópio alterada ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Allurene caso sinta sintomas como caroço na mama, sangramento vaginal intenso, suspeitas de gravidez, queixas abdominais, tosse incomum, dor severa no peito, falta de ar, dor de cabeça incomum, severa e prolongada ou crise de enxaqueca, perda parcial ou completa da visão, gagueira ou dificuldade para falar, alterações repentinas na capacidade para ouvir, sentir cheiro ou sabor, tontura, desmaio, fraqueza ou formigamento no corpo, dor severa ou inchaço nas pernas, deve consultar o seu médico logo que possível.

Allurene é um medicamento que em algumas pessoas pode inibir a ovulação, porém Allurene não é um contraceptivo nem deve ser usado com esta finalidade, sendo recomendada a utilização de métodos contraceptivos não hormonais para evitar a gravidez, como preservativo ou outro método de barreira como o DIU.

O tratamento com Allurene​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Allurene​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Allurene por cada comprimido contém:

Dienogeste _____________________________________ 2 mg

Excipioentes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, povidona, estearato de magnésio, talco e crospovidona).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Allurene deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, continuando com o tratamento no dia seguinte no horário habitual. As doses de Allurene nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Allurene não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como suco de toronja, medicamentos contendo Erva-de-São João, medicamentos para a epilepsia como fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato ou felbamato, medicamentos para a tuberculose como rifampicina, alguns medicamentos para a AIDS como nevirapina, ritonavir, saquinavir, indinavir ou nelfinavir, antibióticos, como griseofulvina, eritromicina, claritromicina ou roxitromicina, antifúngicos como cetoconazol, itraconazol ou fluconazol, antidepressivos como nefazodona, fluvoxamina ou fluoxetina, antiácidos como cimetidina ou juntamente com medicamentos para pressão arterial como diltiazem ou verapamil.

Allurene é anticoncepcional?

Não, Allurene não é anticoncepcional, pois embora possa inibir a ovulação, não deve ser utilizado como método contraceptivo para evitar a gravidez. Para prevenir a gravidez, é sim recomendada a utilização de métodos contraceptivos não hormonais, como o preservativo ou o DIU.

Laboratório

Bayer S.A.

- SAC 0800 7021241

O genérico de Allurene é a Dienogeste e outros remédios para o tratamento da endometriose podem ser Duphaston, Ladogal ou Suprefact e.

Dizeres Legais:

MS: 1.7056.0088
Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura

publicidade