Algina



Indicação

Para que serve?

Algina é indicada para o alivio de dores localizadas, no tratamento da dor causada pelo reumatismo, contusões, traumatismos, pontadas locais ou no tratamento de músculos ou articulações doloridas, em crianças ou adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, é recomendada a aplicação da pomada 2 vezes por dia, de preferência 1 vez de manhã e 1 vez à noite. Caso seja necessário e de acordo com indicação do médico, esta dose pode ser aumentada para 3 a 4 aplicações por dia.

Após cada aplicação, caso seja necessário, a pomada pode ser novamente aplicada até que se desenvolva calor sobre a área a tratar. O local pode depois ser coberto com tecido não irritante, como algodão por exemplo.

A pomada deve ser aplicada em quantidade suficiente para cobrir a área afetada, massajando o local até à completa absorção do produto.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Algina podem incluir reações de alergia no local de aplicação, como urticária, coceira ou vermelhidão na pele ou possível agravamento da inflamação.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Algina está contraindicada para pacientes com alergia a salicilatos ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, a sua aplicação está também contraindicada em casos de pele ferida, irritada ou com cortes.

Farmacocinética

Como funciona?

Algina tem na sua composição Mentol, Guaiacol e Salicilato de metilo, compostos com ação anti-inflamatória capazes de aliviar a dor e a inflamação localizada.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Algina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se pretender aplicar o produto em crianças ou idosos ou se estiver a usar outros medicamentos tópicos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Antes de aplicar a pomada, a pele deve encontrar-se limpa e seca, sem cortes ou sinais de irritação e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias. Além disso, Algina é um produto apenas para uso externo, que não deve ser aplicada nos olhos, boca ou membranas mucosas.

Durante o tratamento com Algina, caso verifique o agravamento ou a persistência dos sintomas, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Algina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Algina por cada 1 g de gel contém:

Salicilato de metilo _____________________________ 100 mg
Mentol ________________________________________ 40 mg
Guaiacol ______________________________________ 10 mg
Excipientes ___________________________________ 100,0 g

(Excipientes: mistura de álcool estearílico (90 %) e estearilsulfato de sódio (10 %), polissorbato 80, para-hidroxibenzoato de metilo, para-hidroxibenzoato de propilo, oleato de decilo e água).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Algina deve ser guardada na embalagem original, abaixo dos 25 ºC, protegida da luz e umidade.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de aplicar uma dose de Algina, deve iniciar novamente o tratamento, no horário da dose seguinte.

Laboratório

Confar - Consórcio Farmacêutico, Lda.

- Telf: 00351 21 438 74 80

Outras pomadas para o tratamento da dor e da inflamação, além de Algina, podem ser Voltaren Emulgel, Reumon Gel ou Cataflam Emulgel.

< Algimate < Algina > Alginac >
publicidade