Alfacalcidol



Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar osteoporose, doença óssea renal, baixo ou alto funcionamento da glândula paratiroide e raquitismo relacionado com problemas na absorção e fixação de cálcio nos ossos.

Posologia

Como usar?

A dose inicial é de 1 mcg por dia em adultos ou 0,5 mcg em doentes idosos, ou no tratamento de osteoporose. As doses seguintes devem ser ajustadas pelo médico de forma a evitar o aumento exagerado de cálcio no sangue, que pode ser prejudicial para o funcionamento do organismo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais frequentes são cólica, alteração dos valores do fígado ou pâncreas no exame de sangue, perda de peso, dor nos ossos, alteração dos batimentos cardíacos, obstipação, sonolência, perda de paladar, febre, dor de cabeça, pressão alta ou vômitos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. Também não pode ser utilizado em caso de aumento de cálcio, fosfato e magnésio no sangue.

Farmacocinética

Como funciona?

Alfacalcidol é uma substância semelhante à vitamina D e, por isso, ajuda a fixar o cálcio e prevenir lesões nos ossos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Durante o tratamento, os níveis de cálcio no sangue devem ser verificados pelos menos 2 vezes por semana.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de ingestão de dose superior à indicada podem surgir sintomas relacionados com o aumento de cálcio no sangue, nomeadamente, cansaço, fraqueza muscular, vertigem, tontura, sonolência, dor de cabeça, boca seca, obstipação, diarreia, vômito, dor abdominal forte, dor muscular e coceira. No caso de surgirem este sintomas, deve-se ir para o hospital com urgência e consultar imediatamente o médico.

Composição

Cada cápsula contém:

Alfacalcidol​ ________________________ 0,25 mcg ou 1 mcg

Excipientes _________________________________ cápsula

(Excipientes:butilhidroxianisol, butilhidroxitolueno, acetato de racealfatocoferol, ácido cítrico anidro, álcool etílico, óleo de amendoim).

Laboratório

EMS

SAC: 0800 191914.

< Alergoral < Alfacalcidol > Alfasin 1mg >
publicidade