Aerogold
Indicação
Para que serve?
Aerogold é indicado para crises de asma, bronquite crônica e enfisema, no tratamento e prevenção do espasmo brônquico, em crianças e adultos.
Posologia
Como usar?
A dose recomendada de Aerogold deve ser indicada pelo médico pois vai depender do problema a tratar, da idade e da resposta de cada paciente. Porém, geralmente, a dose recomendada de Aerogold vai variar entre os 100 e os 200 mcg, o equivalente a 1 ou 2 inalações, de acordo com indicação médica.
O Inalador deve ser utilizado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por retirar a tampa protetora do inalador e agitar vigorosamente para assegurar a completa mistura da solução. Seguidamente, retirar o ar dos pulmões fazendo uma expiração profunda, colocar o bocal do inalador entre os lábios e pressionar firmemente o inalador entre o indicador e o polegar e inspirar profundamente retendo o ar nos pulmões durante cerca de 10 segundos após a inalação, de modo a permitir uma boa penetração do aerossol nos pulmões. Em caso de necessidade de uma segunda inalação, repetir o procedimento descrito até aqui. Por fim, colocar a tampa de proteção no inalador.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Aerogold podem incluir aumento dos batimentos do coração, tremores ligeiros e dor de cabeça.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Aerogold está contraindicado para pacientes com alergia ao Sulfato de Salbutamol ou a algum dos componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Aerogold tem na sua composição Salbutamol, um broncodilatador que atua sobre adrenoreceptores da musculatura brônquica, sendo assim capaz de promover uma broncodilatação de curta duração e inicio de acção rápido. Assim, Aerogold é capaz de aliviar e prevenir sintomas de ataques asmáticos, bronquite crônica ou efisema.
Após administração, Aerogold tem uma duraçao de ação que varia entre as 4 e as 6 horas.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Aerogold, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, amamentando, ou se ficar grávida durante o tratamento, estiver a tomar outros medicamentos,
O inalador utilizado para a administração de Aerogold deve ser lavado pelo menos 1 vez por semana, para evitar o acumulo de sujeira.
O tratamento com Aerogold nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de inalação excessiva de Aerogold, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Composição
Cada dose de Aerogold contém:
Sulfato de Salbutamol __________________________ 120 mcg
- Equivalentes a 100 mcg de Salbutamol
Excipientes ____________________________________ 1 Dose
(Excipientes: Tetrafluoroetano (HFA134a)).
Interações Medicamentosas
Aerogold não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como beta-bloqueadores não seletivos, como propranolol, derivados xantínicos, esteroides, diuréticos e por hipóxia.
Laboratório
Glenmark Farmacêutica Ltda.
O genérico de Aerogold é o Sulfato de Salbutamol, porém outros remédios Broncodilatadores para o tratamento da asma e bronquite, podem ser o Aeroflux, Sulfato de Terbutalina, Broncosedol, Berotec ou Aminofilina.