Actonel

Atualizado em: Dezembro 2017


publicidade

Indicação

Para que serve?

O Actonel está indicado na prevenção da osteoporose em mulheres com risco aumentado de virem a desenvolver este problema, seja por apresentarem baixa massa óssea, menopausa precoce ou histórico de familiares com este problema, e no tratamento de osteoporose em mulheres em período pós-menopausa.

Este remédio pode ainda ser utilizado para aumentar a massa óssea em homens e mulheres em tratamento com corticóides por longo período de tempo.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 35 mg, uma vez por semana, ingerida sempre no mesmo dia de cada semana.

O comprimido de Actonel chronos deve ser ingerido inteiro e com água, logo a seguir ao café da manhã, e a pessoa deve estar de pé ou sentada durante a toma do medicamento, devendo caminhar ou manter-se de pé durante os 30 minutos seguintes, de forma a facilitar a chegada deste remédio ao estômago e a reduzir o risco de irritação no esôfago.


Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso de Actonel pode provocar efeitos secundários como má digestão, má disposição, dores e desconforto no estômago, prisão de ventre, gases, diarreia, dores nos ossos, nos músculos, nas articulações e na cabeça.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não poderá ser utilizado em pessoas com alergia ao risedronato de sódio ou a qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com baixo valor de cálcio no sangue, em grávidas e mulheres a amamentar e em crianças com idade inferior a 18 anos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Actonel pertence a um grupo de fármacos não hormonais denominados bifosfonatos, utilizados no tratamento de doenças ósseas.

Este medicamento tem na sua composição risedronato de sódio, que é uma substância que se liga à hidroxiapatite do osso, inibindo a reabsorção óssea realizada pelos osteoclastos, diminuindo o risco de fratura.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Actonel deve ser tomado com precaução em pessoas que:

  • não sejam capazes de se manter sentadas ou de pé durante pelo menos 30 minutos;
  • tenham alterações em alguns minerais como deficiência de vitamina D;
  • tenham alterações da hormona paratiroideia;
  • que já tenham tido problemas anteriores ao nível do esófago;
  • tenham intolerância a alguns açúcares;
  • que tenham tido dor, inchaço ou dormência do maxilar se estiver a fazer tratamento dentário ou no caso de ir fazer uma cirurgia dentária.

Além disso, não devem ser ingeridos suplementos de cálcio, antiácidos e suplementos contendo magnésio e ferro juntamente com Actonel.





Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso da toma de uma dose excessiva de Actonel, deve-se beber um copo de leite e procurar ajuda médica de imediato.

Composição

Cada comprimido revestido de Actonel contém:

Risedronato sódico_______________________________35mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina silicificada, edetato dissódico di-hidratado, amidoglicolato de sódio, ácido esteárico, estearato de magnésio, Eudragit® L30D-55, citrato de trietila, talco, óxido férrico amarelo, simeticona e polissorbato 80).

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Dizeres legais:

MS 1.1300.0269
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira

CRF-SP 5.854

< Activelle < Actonel > Acular colírio >
publicidade